A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas destina-se a acolher com carácter permanente ou temporário indivíduos seniores, de ambos os sexos, com autonomia ou em situação de perda desta, assim como idosos isolados do meio social e familiar, dependentes de apoio na realização das suas necessidades básicas.
Nestas estruturas beneficiarão do apoio de equipas multidisciplinares, com profissionais dedicados a proporcionar assistência biopsicossocial e cuidados básicos de saúde.
Em situação de incapacidade da expressão livre de vontade de admissão, o pedido deverá ser formulado por um parente ou pessoa idónea da comunidade com quem o idoso se relacione e que assuma a responsabilidade pelo internamento.
A ERPI tem por missão ser uma «casa de família» dos seus Utentes, que necessitam de assistência e apoio, contribuindo para a estabilização, autonomia ou estimulação do envelhecimento ativo e integração social
Lar São Pedro
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Lar S. Pedro encontra-se em sediado no edifício do antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia, que esteve em funcionamento até 1975, posteriormente foi alvo de restauração com execução de obras de adaptação e ampliação.
Lar Padre Sebastião de Vieira
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) destina-se a acolher com carácter permanente ou temporário pessoas idosas, de ambos os sexos, desinseridas do meio social e familiar, não autónomos na satisfação das suas necessidades básicas e que expressem livremente a sua vontade em serem admitidas.